Você sabe o que isso quer dizer?
É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre UX e em como a experiência vem transformando as formas de trabalho, os processos e principalmente os resultados das grandes empresas, mas, você sabe como tudo isso funciona na prática?
O que produtos de sucesso como o iphone da Apple, o site Airbnb e o aplicativo Instagram tem em comum? Você consegue arriscar?
Bom, se o seu palpite foi “uma excelente experiência do usuário” você começou a entender o que queremos dizer com ir além de um layout bonitinho.
É claro que a interface desses produtos que citamos acima são extraordinárias, mas, não são as únicas (ou principais) responsáveis por tamanho sucesso!
A experiência do usuário (UX) existe desde que o humano começou a utilizar algum objeto para fazer alguma coisa. Existe uma certa confusão atual com a popularização do termo e com o avanço tecnológico, onde vemos muitas pessoas falando em UX voltado somente a sistemas computacionais. A experiência do usuário (UX), na verdade, leva em conta como um produto se comporta no mundo real, e isso independe dele ser ou não digital.
Qualquer produto ou serviços possibilita ao usuário uma experiência!
A mudança no comportamento da sociedade atual, impulsionada principalmente pelos avanços tecnológicos e pelos novos modelos de negócios das empresas (as conhecidas startups) fez com que o principal ponto de contato entre os usuários e o produtos ou serviço ocorresse através da tela de um smarthphone ou computador. Por isso, pensar na experiência, mapear esses pontos de contatos, conhecer as reais necessidades e o contexto em que os usuários estão inseridos, faz com que resolvamos problemas reais criando experiências amigáveis de uso o que ajuda a eliminar barreiras na adoção da solução proposta. Isso, vai muito além de um layout bonitinho.
Se quiser entender mais sobre UX, é só conferir esse post,