Veja como a aplicação de user onboarding pode contribuir para a criação de uma ótima experiência de usuário
Quando um usuário acessa um site (ou sistema, app, produtos, etc) pela primeira vez, fazer com que ele entenda e se encante com a marca o bastante para dar segmento na jornada é um desafio comum.
Não basta oferecer uma interface bonita, ela precisa ser fácil de entender. Dessa forma, a primeira impressão que o usuário tem ao acessar um produto digital pode determinar o futuro de toda a jornada.
Pinterest, plataforma de compartilhamento de fotos, tem uma das experiências de user onboarding mais eficientes do mundo há anos.
Mesmo sendo um site com diversas funcionalidades, qualquer pessoa que acessa pela primeira vez consegue entender imediatamente o que o Pinterest está oferecendo. Graças aos tutoriais de introdução à plataforma, nenhum usuário fica perdido.
Não é à toa que, em 2019, o Pinterest atingiu a marca de 300 milhões de usuários ativos mensalmente.
Casey Winters, membro da equipe de criação do onboarding do Pinterest, falou um pouco sobre os segredos por trás do sucesso da implementação guiada no podcast da empresa Greylock Partners.
“Você realmente precisa mostrar o valor principal na primeira sessão. Ou então não há garantia de que haverá uma próxima sessão”.
“Você realmente precisa mostrar o valor principal na primeira sessão. Ou então não há garantia de que haverá uma próxima sessão”, afirmou Casey Winters. Ele também comentou que o Pinterest entende claramente os desejos de seus usuários.
Em suma, é isso que a marca faz. O Pinterest cria experiências personalizadas por meio de dados demográficos. Além disso, ele está em constante evolução, sempre pesquisando e buscando o melhor para seus usuários.
Que tal entender melhor sobre user onboarding e os seus diversos benefícios? Vem bater um papo conosco!