Sabe aquela sensação de que você poderia ter evitado um gasto desnecessário ao comprar algo? Se isso já incomoda quando estamos falando de objetos do dia a dia, imagina se isso acontecesse com o produto que você está tentando lançar? Por que a pesquisa faz toda a diferença no inicio de um projeto? A pesquisa pode não resolver todos os seus problemas, mas ela com certeza te previne de cometer muitos erros em vão, principalmente no início do projeto.
Mas por quê gastar tempo pesquisando? Eu já sei o que o usuário precisa!
Um dos erros mais comuns na hora de começar um projeto é assumir que você é o cliente. Por mais que você acredite que já saiba o que o seu usuário está buscando ou quais soluções seu produto deve oferecer, nada é garantido até que existam dados que comprovem isso, pois na maioria das vezes nossa percepção de dentro do projeto é distorcida pelo simples fato de sabermos tudo sobre aquele sistema.
E a pesquisa não se trata apenas de uma série de entrevistas com potenciais usuários, na criação de um produto digital, todas as variáveis devem ser consideradas já que esse nicho de mercado está constantemente em ascensão e fica cada vez mais saturado.
Veja a seguir os tipos de pesquisa que possuem impacto crucial na criação de um produto digital:
Pesquisa de concorrentes
Não se trata apenas de saber contra quais empresas você está competindo, mas sim sobre estudar e entender o que elas oferecem e até onde esses serviços se tornaram tão naturais para o usuário que são praticamente uma convenção social da qual você não pode fugir. Quer um bom exemplo? Tente citar 3 redes sociais sem nenhuma opção “curtir”.
Pesquisa de referências
Quando estamos definindo o visual de um site ou aplicativo, é comum acontecerem bloqueios criativos, afinal são muitas informações a serem tratadas. Uma pesquisa de referências pode tornar todo o processo mais fácil, pois logo no início você já dispõe de uma biblioteca de “soluções pré definidas" que só precisam ser adaptadas de acordo com as suas necessidades.
Pesquisa de público-alvo
Esse é um dos pontos mais importantes. Você precisa falar a língua do usuário e saber exatamente o que ele espera para conseguir atender às suas expectativas. Pesquisar sobre o público-alvo garante que você descubra tudo que acontece ao redor das pessoas que você quer atingir. Ao saber seus padrões de consumo, padrões de uso e quais os problemas mais atrapalham a vida desses usuários, é fácil criar uma interface que faça com que ele se sinta abraçado pelo produto.
E se todas essas informações garantem que seja possível começar o projeto com o pé direito, não se iluda imaginando que o trabalho acaba por aí. A pesquisa deve continuar durante e após a entrega do sistema, dessa vez tratando diretamente com os usuários ativos, garantindo que as soluções continuem fazendo sentido na vida deles.
Tudo isso se enquadra no processo de UX Design que costumamos trabalhar aqui na Flow. Se quiser saber mais sobre ele, aqui falamos passo a passo sobre como ele é executado.