Ao iniciarmos um projeto é comum surgirem várias suposições e dúvidas principalmente sobre o que realmente precisamos e quais são os objetivos reais do trabalho. Mas como evitar que essas questões do time se arrastem por todo o projeto e causem erros e inconsistências? A resposta é: aposte em uma matriz CSD
O que é a Matriz CSD?
A Matriz CSD — Certezas, Suposições e Dúvidas — é uma ferramenta iniciadora de projetos que funciona a partir de três questões fundamentais:
- O que nós já sabemos a respeito?
- Quais são as nossas hipóteses? (ou o que presumimos saber?)
- Quais perguntas poderiam ser feitas?
Essas questões serão organizadas por todos os envolvidos no projeto, durante toda a sua execução e podem ser consultadas a qualquer momento.
Como desenvolver a Matriz CSD com a equipe?
A matriz pode ser implantada já nos momentos iniciais de entendimento do projeto, cada membro faz anotações em post-its (uma anotação por post-it) individualmente e depois todos do time compartilham o que anotaram. Outra forma é utilizar ferramentas online, como o Trello, para organizá-la.
As questões são agrupadas em três colunas, a primeira com as certezas, a segunda com as suposições e por último as dúvidas. A medida que o projeto evolui pode-se adicionar mais questões ou mesmo movê-las pelas colunas de forma que a ferramenta seja alimentada evoluindo até o fim do projeto e todos possam contribuir.
As anotações podem ser de qualquer aspecto do projeto e nenhum ponto levantado deve ser deixado de fora pois qualquer questão pode ser válida em algum ponto do desenvolvimento.
Como o projeto ganha com uma CSD?
As dúvidas e suposições que antes não eram compartilhadas e poderiam gerar erros, inconsistências e atrasos, mas com a matriz, podem ser compartilhadas e solucionadas em conjunto. De forma que membros de todas as áreas podem ajudar a solucionar as incertezas. Quanto mais multidisciplinar for seu time, mais diversas serão as anotações e maior a possibilidade dos setores cooperarem e interagirem.
Com tudo anotado e agrupado fica mais simples tirar dúvidas com o cliente e validar pontos que ainda são suposições, garantindo, dessa forma o alinhamento de ideias que evita erros por divergência de entendimentos entre a equipe e o cliente.
Outro ponto muito importante é a organização das certezas, que alinha o entendimento geral sobre todo o projeto e portanto traz mais segurança para o time, além de evitar “certezas equivocadas”.
Conclusão
Ao utilizar uma matriz CSD, fica mais claro o que todos sabem ou não sobre o projeto, otimizando assim a organização do que deve ser feito, de onde partir e como obter as informações que não estão definidas, além de facilitar a definir onde deve-se concentrar e focar esforços.
Quer conhecer mais sobre nosso processo de trabalho? Leia esse artigo e entenda como desenvolvemos projetos centrados no usuário.