Consistência nada mais é do que a repetição: seja de elementos ou de ações em um determinado contexto. É o ato de reproduzir propositalmente componentes que poderiam estar diferentes. Por exemplo: se você chega no horário todos os dias no trabalho você está sendo consistente.
Esse conteúdo não é só importante na vida como também no design, na arte, e na tecnologia. O campo da Gestalt na Semiótica, essencial para essas três áreas em específico, explica que o hábito da repetição nos traz ideia de ordem e harmonia e auxilia o processamento das ideias pelo nosso cérebro.
Mas o que isso tem a ver com o meu site?
Don Norman, um dos maiores pesquisadores da área de UX, diz em seu livro “The Design of Everyday Things”, que um bom design possui três preceitos fundamentais para a criação de qualquer produto:
1 - Um bom modelo conceitual Já tentou navegar em um site ou aplicativo e se sentiu perdido? Um bom modelo conceitual teria resolvido esse problema. Trata-se da construção e distribuição de elementos. Quanto melhor elaborado, mais facilmente o usuário vê e compreende o sistema.
2 - É facilmente visto Isso não significa apenas que os botões, caixas e demais elementos têm que ser visíveis. Sua função também deve ser tão clara e objetiva quanto sua parte visual.
3 - Possui um bom feedback Feedback é o diálogo entre o sistema e o usuário. Como para toda ação é esperada uma reação, aqui não é diferente: seu usuário precisa saber se está ou não fazendo a coisa certa.
Se o seu layout é consistente ele atenderá todos esses bons preceitos de design, já que:
1 - Um bom modelo conceitual costuma apresentar elementos similares em locais parecidos, facilitando a identificação pelo usuário;
2 - Elementos padronizados, como botões e caixas de texto são mais fáceis de serem vistos com cores, tamanhos e formatos correspondentes;
3 - Quanto mais parecidas as respostas às ações do usuário, maior a certeza de que o que ele fez em seu site foi o que ele realmente gostaria de ter feito.
Portanto, mantendo a consistência ao fazer o layout de um site, a chance de problemas de navegação diminui consideravelmente, além, é claro, de que os clientes que navegaram por lá pela primeira vez terão bem mais vontade de acessá-lo outras vezes, já que não tiveram dificuldades no processo.
Além da consistência outros fatores influenciam na interação do usuário com as funções do seu sistema. Se quiser saber mais sobre formas de melhorar essa interação veja aqui esse outro artigo sobre interação com botões.
Post criado por: Isabela Sousa Guimarães e Aline Marinho.