Adote boas práticas de experiência de usuário (UX) e aumente exponencialmente o número de conversões do seu negócio!

“Se o conteúdo é rei, a conversão é a rainha”, já dizia o CEO da empresa de marketing digital Bizzuka, John Munsell.

As conversões representam o número de usuários que concluíram determinadas ações em um site, app ou serviço, como cadastros, compras concluídas, entre outras atividades que representam valor.

Chamar a atenção do usuário de forma positiva é, contudo, um pequeno desafio. Atrair conversões não se trata de inserir dezenas de pop-ups com CTA’s (call to action) ou formulários em cada página. Bem pelo contrário. É preciso saber onde, como e a melhor forma de apresentar as informações desejadas.

A qualidade da experiência de usuário oferecida influencia diretamente no número de conversões de um produto ou serviços. Análises da Amazon Web Service confirmam: 88% de consumidores insatisfeitos relatam que não retornariam a um site após uma experiência ruim.

Dessa forma, entender as necessidades do seu público-alvo ou personas e elaborar uma jornada baseada nessas análises, além de melhorar o número de conversões, irá também aumentar qualidade de seu produto e garantir que seus clientes em potencial (leads) tenham bons motivos para retornar.

Aqui vão alguns pontos que devem ser levados em consideração para oferecer uma boa experiência a todos seus usuários:

Intuito

Determinar o intuito de seu produto é importante para a criação de uma interface voltada para os objetivos da marca. Assim, será possível desenvolver um layout baseado em suas necessidades e de seus clientes. A jornada do usuário, dessa maneira, será o mais objetiva possível.

O intuito do produto/serviço deve ser levado em consideração na construção do layout a fim de deixar todos elementos claros, como chamadas e botões com CTA’s.

Arquitetura de Informação

Ao arquitetar o conteúdo de sua plataforma, é preciso se colocar no lugar do usuário. Qual é um período de tempo aceitável para encontrar determinada informação? Por quantas páginas é necessário passar para chegar até ela? Quantos cliques?

A Arquitetura da Informação nasceu com o objetivo de organizar informações de forma hierárquica para simplificar e agilizar a busca. Ou seja, faça bom uso dela.

Interface/design

O design do site é uma das primeiras impressões que um usuário terá sobre sua marca. A criação de uma interface que seja tanto atrativa, quanto focada na usabilidade, é um ótimo caminho para aumentar as conversões.

Afinal, um site lento, de difícil navegação e layout confuso não irá inspirar muita confiança, não é mesmo?

Portanto, crie algo atrativo e que conquiste sua persona. Estar sempre por dentro das novidades de User Experience (UX) é certamente uma boa ideia. Faça seu usuário apaixonar-se por seu produto!

Design responsivo

Pensar mobile first deixou de ser vantagem e se tornou fundamental. Em diversos sites, por exemplo, o tráfego por meio de dispositivos móveis já ultrapassou o número dos acessos de desktop's.

O Google, a fim de incentivar a criação de conteúdo mobile-friendly e boas experiências de navegação móvel, modificou no ano passado seu algoritmo ao aplicar indexação que prioriza o acesso móvel. Leia mais sobre isso aqui.

Viu só? Hoje, mais do que nunca, consumidores e usuários buscam marcas e serviços que levem suas necessidades e dores em consideração. Oferecer uma boa experiência, portanto, deixou de ser uma vantagem e se tornou uma prática indispensável aos olhos dos usuários e do mercado.

Que tal aperfeiçoar a UX do seu produto e, assim, garantir uma excelente navegação para seus usuários? No Estúdio Flow, ajudamos você a melhorar o relacionamento entre seu negócio e os clientes, proporcionando incríveis experiências para ambas partes!

Vamos tomar um café sem compromissos e bater um papo?