A empatia é um aspecto fundamental na criação de projetos centrados no usuário. Entender quem irá utilizar, garante o sucesso do produto

Para manter o foco na empatia e o projeto sempre alinhado com as necessidades do usuário é necessário algo que todos os envolvidos possam acompanhar e consultar sempre que necessário. As proto personas fazem com que a equipe de projeto entenda as frustrações, motivações e o que leva as pessoas a utilizarem aquele produto.

Mas o que são proto personas?

Persona é uma importante ferramenta utilizada em várias áreas, como Marketing, vendas e design. Cada persona é um personagem fictício que representa os diferentes perfis de usuários que irão interagir com o produto, reunindo seus padrões de comportamento, motivações, necessidades, preferências, problemas e frustrações. Essas informações são baseadas em dados obtidos por meio de pesquisas com pessoas que se encaixam em diferentes perfis de possíveis usuários.

As proto personas são baseadas em suposições que os envolvidos têm sobre esse público. Na criação desse material, são utilizados dados fornecidos pelo cliente (dono do produto), suposições do time que desenvolverá o projeto e informações de pesquisas de mercado.

Esses personagens ajudam a equipe a orientar suas decisões e criar de forma empática e voltada para os usuários finais. Além disso, alinham o entendimento de todos os stakeholders do projeto sobre quem irá utilizar o produto.

Ilustração de uma designer e duas personas

Como ela é usada no processo de design centrado no usuário?

Após o entendimento dos objetivos gerais do projeto, começamos a mapear os possíveis usuários finais do produto, logo, definimos os mais importantes e criamos os perfis de usuários levantando as seguintes questões:

  • Quem são

Primeiramente damos um nome, atribuímos um cargo, ocupação, algumas características pessoais e um rosto a esses perfis de usuários. Para que sejam fáceis de memorizar e de criar empatia.

  • Contextos

Mapeamos as situações em que esse personagem iria utilizar o produto, quais os agentes ambientais e psicológicos estariam presentes nesse contexto. Exemplo: Sol, poeira, risco de vida, uso da interface em diferentes dispositivos, uso em pé ou sentado, etc.

  • Necessidades

Listamos as necessidades de cada perfil a fim de entender o que eles buscam e desejam

  • Pontos de dor/ problemas

Nessa etapa entendemos quais são as dificuldades e frustrações desses perfis em suas atividades.

  • Motivações

Após entender as necessidades e dificuldades, começamos a listar formas de saná-las por meio de atributos do produto que iremos desenvolver. Essa etapa é a que mais evolui no decorrer do projeto, visto que durante a criação validamos nossas escolhas com o questionamentos direcionados às personas.

Exemplo de proto persona

Como as personas ajudam a equipe?

Após a etapa de criação e discussão em equipe esse material não está finalizado. Ele pode ser acrescido de novas informações, outras podem ser descartadas ou até mesmo novos personagens podem ser criados se houver necessidade.

As proto personas são uma ferramenta que devem estar presentes no dia a dia da equipe, impressas, em local visível e acessível. Dessa forma todos podem discutir e validar questões do projeto orientados para o usuário final. Ajuda o time a se alinhar com relação às necessidades dos usuários.

  • Orientam de forma prática e fácil o time a memorizar e criar empatia, pelos personagens.
  • Ajuda a tomar decisões de design centradas no usuário no decorrer do projeto.
  • Ajuda definir  quais features realmente ajudam a resolver os problemas e necessidades da persona.

Sempre que algo é inserido no projeto, nos questionamos:

  • Será que essa funcionalidade atende às necessidades das personas?
  • Será que a persona “X” conseguiria realizar essa atividade?
  • Como esse componente funcionará no contexto de uso da persona “Y”?
  • Estamos projetando pensando nas limitações da persona “Z”?

Conclusão

A necessidade de entender bem o público alvo  e direcionar esforços no projeto passa a ser vista como algo cada vez mais indispensável. Logo, ferramentas como essa coloca o usuário como principal preocupação, agregando valor e qualidade para seu produto digital.

Essa é só uma de nossas ferramentas, entenda mais sobre o nosso workflow e como criamos soluções inteligentes para o seu produto digital.