O seu produto atende às necessidades de diferentes faixas etárias?

Dizem que o pior designer é aquele que produz para si mesmo. Em um mundo tão grande e diversificado, o bom designer de UI/UX reconhece a importância da acessibilidade e de oferecer uma boa experiência para pessoas de diferentes faixas etárias.

Por exemplo, enquanto as novas gerações já nasceram em meio a smartphones e tablet’s e têm uma facilidade peculiar para lidar com a tecnologia, a terceira idade luta para acompanhar as inovações.

Ainda assim, os idosos são usuários em ascensão, sendo um dos grupos que mais crescem na web. Seja em redes sociais ou sites de compras, a terceira idade vem tornando-se usuários assíduos.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de idosos que usam a internet cresceu 25,9% de 2016 para 2017. O uso do smartphone entre essa faixa etária também teve um aumento significativo.

Facilite a navegação

Ao produzir uma interface baseada na acessibilidade, existem vários itens que devem ser levados em consideração. Como designers de UI/UX, nosso trabalho é pensar em todas as dificuldades que o usuário possa ter.

Que tal facilitar o acesso para seus usuários dessa faixa etária? Por exemplo, deixe de lado background's com muita informação e opte por um layout mais limpo para facilitar a assimilação de informações e evitar a dispersão.

Outros pontos para levar em conta são:

  • Não use abreviações e acrônimos, pois podem causar confusão, especialmente entre aqueles diagnosticados com demência;
  • Deixe o caminho de volta para a homepage claro;
  • O uso de ícones e símbolos não é recomendado, a menos que eles venham acompanhados de textos explicativos;
  • A memória a curto prazo debilitada pode ser comum entre este grupo de usuários, então, quando possível, opte por apresentar o conteúdo/produto gradualmente e não de uma vez só;
  • Seja direto e explícito sobre o propósito de seu produto;
  • feedback e/ou notificações sobre o progresso e conclusão do processo para o usuário;
  • Faça uso de destaques (negrito, escritas maiores) a fim de deixar a hierarquia das informações clara;
  • Problemas na visão são comuns nos usuários mais velhos, portanto, tome um cuidado extra com a paleta de cores: o ideal é trabalhar bem o contraste de cores entre os elementos dispostos.

Gostou? Então o que acha de incluir a acessibilidade em seu website/aplicativo e atrair usuários de todas as idades? Entre em contato conosco para um bate-papo!

Referências:

  • Uxplanet
  • O Globo